Expoarte e Expofoto

Notícias

Imagem

Premiado pelo PGP-PR, Sementinhas do Saber ensina crianças a preservar o meio ambiente

Criado pelo município de Ivaiporã, o projeto Sementinhas do Saber tem o objetivo de conscientizar as crianças da importância de preservar os recursos naturais e plantar o próprio alimento 

O Projeto Hortas Pedagógicas - Sementinhas do Saber, criado em 2017 pelo município de Ivaiporã, região norte do Paraná, trabalha no processo de conscientização das crianças sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Preocupados com o atual modelo consumista que destrói o meio ambiente e diminui a qualidade de vida da população, o município criou o programa para sensibilizar as crianças sobre a importância de cuidar da natureza e de plantar o próprio alimento. 

O projeto é desenvolvido com crianças de três meses a três anos de idade. O Instituto Federal do Paraná disponibiliza estagiários do curso de Agroecologia para auxiliar no plantio e manutenção da horta. A Diretora Municipal de Educação, Rose Maria Sirço, conta como são realizadas as atividades: 

- Depois de preparada as terras, as crianças preparam todo o material que vai ser utilizado... Como as pinturas, nós vamos colorindo o ambiente, o pátio. Então a criança manipula, ela vai com o contato da mãozinha e depois ela prepara o seu canteiro. Elas vão regando essa plantinha e acompanhando o seu desenvolvimento. 

Neste ano, o Sementinhas do Saber está sendo desenvolvido por quatro dos 11 CMEIs do município, beneficiando diretamente mais de 300 crianças. O objetivo é que ele seja implantado em todas as instituições, podendo atingir mais de 800 crianças e 250 servidores de Ivaiporã. Para a construção das hortas são utilizados materiais recicláveis e orgânicos, tornando o alimento mais saudável para ser colhido e consumido pelas crianças. Flaviane Freitas, mãe de dois alunos do CMEI, comenta o que mudou depois da participação das crianças no projeto:

- Meu Deus, eu fico extasiada quando eles chegam contando! Agora o Joaquim já chega contando, porque eu acho que essa semana eles andaram plantando alguma coisa na escola. Além desse retorno da Alice, que chegava em casa contando “mamãe, olha a cor que estão as minhas unhas, eu brinquei na terra da escola, mamãe”, ela me questionava: "mamãe, por que a gente não pode plantar em casa?" Aí eu falei para ela que nós íamos fazer uma hortinha. E, através desse projeto, nós vemos o quanto é bom, o quanto faz diferença tanto na vida deles quanto na nossa vida. 

As efetivas mudanças fizeram com que o projeto conquistasse o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná, uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil! O Prefeito de Ivaiporã, Miguel Roberto do Amaral, ressaltou a importância do Prêmio para o reconhecimento do município:

- Olha, a importância de toda a premiação foi o incentivo a todas as prefeituras e aos departamentos municipais de melhorar cada vez mais o atendimento à população. A gente ficou muito feliz com esse prêmio! 

 

CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Comente esta notícia

código captcha