Notícias

Imagem

Sarandi promove a integração social de imigrantes e refugiados

Projeto de Acolhimento oferece aulas de língua portuguesa e encaminha para o mercado de trabalho

OUÇA ESSE CONTEÚDO:




O Projeto de Acolhimento aos Imigrantes e Refugiados surgiu em 2018, no município de Sarandi, no norte do Paraná. Com a chegada de diversos imigrantes de várias nacionalidades ao Paraná e, por consequência na cidade, a gestão municipal resolveu criar uma forma de integrá-los à comunidade, buscando superar um dos maiores obstáculos: a língua.

A Prefeitura de Sarandi firmou uma parceria com a Associação de Reflexão e Ação Social – Cáritas Diocesana da Arquidiocese de Maringá (Aras-Cáritas), que cuida da integração entre os dois povos (brasileiro e estrangeiro), e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), que oferece aulas de língua portuguesa. O objetivo é desenvolver métodos coletivos de atendimento e auxílio aos refugiados e imigrantes. É oferecido também material didático e, para aqueles que precisam, o município os encaminham para a Agência do Trabalhador do Estado do Paraná. 

Para que o projeto desse certo, a Prefeitura de Sarandi conta com a ajuda de trabalhadores voluntários. Essa característica é fundamental para o sucesso do projeto, já que o foco é a integração social dos imigrantes e refugiados, com a participação ativa da própria sociedade no processo de acolhimento. Cerca de 150 pessoas de várias nacionalidades participam das atividades, sendo que 70% delas já compreendem ou falam fluentemente o português.

O principal benefício que a iniciativa oferece é justamente integrar os imigrantes a uma cultura desconhecida por eles até então, promovendo também uma troca cultural entre os países. Como os trabalhos desenvolvidos são voluntários, os custos do projeto se resumem a um espaço para realização das aulas. Os resultados estão surgindo aos poucos, já que a duração do curso é de dois anos e deve durar até 2020, pelo menos. O projeto garantiu ao município de Sarandi o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2018, uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.