31º Encontro do Dia Internacional da Mulher tem homenagens e discursos emocionados

Cerimônia teve a participação de voluntárias do projeto Bebê Solidário, que foram as mulheres homenageadas do ano

Nesta sexta-feira (6), foi realizado o 31° Encontro do Dia Internacional da Mulher do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), no Restaurante Madalosso. Na cerimônia, foram homenageadas as voluntárias do projeto Bebê Solidário, que, neste início de ano, está perto da marca de 1000 doações realizadas. Os discursos do evento trataram ainda de temas importantes para as mulheres, como a presença feminina na política, feminício e desigualdade.

Presidente do Sindafep, Osmar de Araújo Gomes“Esse é um dia festivo. Nós sabemos que temos problemas de várias ordens contra as mulheres, mas nem por isso vamos deixar de comemorar os bons momentos. Eu peço que Deus proteja a todas as mulheres, seus filhos, seus maridos. E que nós tenhamos um país mais justo, mais solidário, para que possamos ter paz para criarmos nossos filhos e netos. Que Deus abençoe a todos e vamos comemorar o Dia Internacional da Mulher!”, discursou o presidente do Sindafep, Osmar de Araújo Gomes, dando início ao jantar em comemoração.

IMPORTÂNCIA DAS MULHERES NO DEBATE NACIONAL
Em seu discurso, a vice-presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Marlúcia Ferreira Paixão, fez questão de discutir o espaço que a mulher ocupa dentro da sociedade e do ambiente político. Além disso, convidou as Auditoras Fiscais do Paraná a participarem dos principais debates nacionais.

Marlúcia é a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente da entidade, mas manteve o alerta sobre a evidente falta de representatividade das mulheres dentro do meio. Atualmente, apenas três estados da federação possuem mulheres no posto mais alto da Secretaria da Fazenda.

Vice-Presidente da Fenafisco, Marlúcia Ferreira Paixão“O país inteiro discute a Reforma Tributária e as mulheres fiscais precisam entrar nessa luta, precisam dominar esse debate. Porque nós, mulheres, somos vítimas desse sistema tributário regressivo. Se ganhamos menos, acabamos pagamento mais impostos, porque a maioria dos tributos incidem sobre o consumo, a água, a luz, o telefone e serviços. Se as mulheres entrarem nessa luta por uma Reforma Tributária Solidária, também estarão contribuindo para acabar com a desigualdade de gênero”, explicou Marlúcia Ferreira Paixão.

MOMENTO DE REFLEXÃO SOBRE O FEMINICÍDIO
O Auditor Fiscal e presidente da Pública Paraná, Wanderci Polaquini, trouxe à tona a discussão sobre o feminicídio, em um discurso emocionado. Nesta semana, a ex-servidora pública Maritza Guimarães Silva, que atuava como escrivã da Polícia Civil, e sua filha, foram assassinadas pelo marido delegado. A notícia chocou a todos e também trouxe a reflexão sobre os números do feminicídio no Brasil.

“Precisamos utilizar esse evento como um momento de reflexão para as questões relacionadas à mulher, questões que nós estamos vivenciando todos os dias em nossa sociedade. Precisamos pedir que as pessoas ajudem as mulheres a vencerem essa barreira do preconceito, uma barreira que existe só porque são mulheres, porque o inverso não acontece na mesma proporção. Presidente da Pública Paraná, Wanderci PolaquiniNão adianta querermos nos iludir e dizer que os homens sofrem mais violência que as mulheres, porque isso não é verdade. Os homens sofrem violência sim, em um número maior, mas a violência é cometida por outros homens e não por mulheres. No caso das mulheres,  quase 100% dos crimes também são cometidos por homens. Precisamos refletir sobre essa questão”, destacou Polaquini.

BEBÊ SOLIDÁRIO
O projeto Bebê Solidário, é uma iniciativa, sem fins lucrativos e apoiada pelo Sindafep. Desde 2013, o Bebê Solidário realiza a confecção e doação de enxovais de bebê a grávidas carentes, moradoras de Curitiba e Região Metropolitana.

O projeto é viabilizado graças a mulheres unidas pelo sentimento de compaixão por gestantes que, muitas vezes, se encontram em situações de vulnerabilidade social. Por isso, o Sindafep resolveu prestar homenagem a elas nesse dia especial.

Auditora-Fiscal Aposentada Gilmara Albuquerque"Quero agradecer a todos os colaboradores do projeto Bebê Solidário e gostaria de falar a vocês que todas as pessoas que são filiadas ao sindicato estão contribuindo com esse projeto. Por isso, eu deixo externada a minha gratidão ao sindicato e a todos vocês. Muito obrigada a todos!”, agradeceu a Auditora Fiscal aposentada Gilmara Albuquerque, idealizadora do Bebê Solidário.

ILUSTRES CONVIDADOS

• Carla Roberta Flores Venâncio, representando o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Nestor Baptista.
  • Carlos Magno Andriolli Bittencourt, presidente do Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon PR).
  • João Marcos de Souza, vice-presidente da Pública Central do Servidor.
  • Luiz Fernandes de Moraes Junior, representando o Chefe da Casa Civil, Guto Silva.
  • Mário Monteiro, presidente do Sindicato dos Servidores da Socioeducação do Paraná (SINDSEC PR).
  • Marlúcia Ferreira Paixão, vice-presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco).
  • Desembargadora Maria Mercis Gomes Aniceto, representando o presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira.
  • Osnei Stadler, vice-prefeito de Prudentópolis.
  • Reginaldo de França, presidente do Conselho dos Representantes Sindicais (CRS).
  • Sabino Picolo, presidente da Câmara Municipal de Curitiba.
  • Vanessa Jamus Marchi, representando o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Geraldo Dutra de Andrade Neto.
  • Wanderci Polaquini, presidente da Pública Paraná.

Veja as fotos dessa notícia