Notícias

Imagem

Mato Rico capacita jovens em situação de vulnerabilidade social

Primeiro Emprego do Jovem Aprendiz alia frequência escolar e formação técnica para inserir adolescentes no mercado de trabalho

OUÇA ESSE CONTEÚDO:




Devido a uma demanda observada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Mato Rico, na região Centro-Sul do Paraná, desenvolveu um projeto para oferecer formação técnica para adolescentes matriculados na rede de ensino da cidade. Na cidade, que possui pouco mais de 3500 habitantes, o Primeiro Emprego do Jovem Aprendiz atende aproximadamente 30 adolescentes, o que representa cerca de 1% da população.

Prefeito de Mato Rico, Marcel Mendes dos Santos, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo Primeiro Emprego do Jovem AprendizPara realizar o projeto, o município firmou parceria com o Centro de Produção, o qual já era responsável por desenvolver atividades com os moradores da área rural, e transformou o ambiente em um local de capacitação, em colaboração com a Casa do Saber. As parcerias proporcionam formação e capacitação técnica aos adolescentes matriculados na rede pública de ensino, aos alunos do Curso Jovem Agricultor Aprendiz, e ainda aos próprios agricultores rurais. Os alunos têm a possibilidade de trabalhar com carteira assinada e recebem uma bolsa de R$ 350 por mês.

A iniciativa é destinada aos jovens de famílias com renda per capita de até meio salário-mínimo, que apresentam vulnerabilidade em relação ao trabalho infantil. Como o município é pequeno e grande parte dos empregos são voltados para a área rural, o projeto contribui para formação de mão de obra qualificada e inspira os jovens a permanecerem na cidade, combatendo o êxodo rural.

O projeto também contribui para a o desenvolvimento da cidade, já que as hortaliças cultivadas estão sendo vendidas no comércio local. Para que ele fosse implementado, foi necessário um investimento de R$ 352,5 mil por ano. Os bons resultados apresentados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil. Saiba mais sobre esse projeto no Banco de Projetos da premiação realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).
 

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.