Santana do Itararé oferece serviços para melhorar renda de agricultores

Da Porteira Para Dentro coloca os produtores em contato direto com a gestão municipal, oferecendo serviços de maquinário mais barato

OUÇA ESSE CONTEÚDO:

Muitos municípios do interior do Paraná possuem suas economias fundamentadas na atividade rural. É o caso de Santana do Itararé, no Norte Pioneiro, que desenvolveu o projeto Da Porteira Para Dentro para ajudar os agricultores com serviços de maquinário mais baratos. A iniciativa garante mais renda aos produtores e combate o êxodo rural.

Prefeito de Santana do Itararé, Joás Ferraz Michetti, recebendo o Troféu PGP-PR pelo Da Porteira para DentroAntes do projeto, a prefeitura não possuía autorização para entrar com maquinário nas propriedades dos agricultores, mesmo com o consentimento deles. Mas com a lei, criada em 2017, o município pode oferecer serviços de revitalização e melhorias em estradas, pontes e bueiros; construção de terraços, curvas de nível e caixas secas para proteção e conservação do solo e da água das propriedades, entre outros com preços reduzidos.

Para que o projeto fosse desenvolvido, a prefeitura de Santana do Itararé promoveu uma série de reuniões, em que os agricultores apresentaram as principais demandas para a gestão municipal e as dificuldades em se manter no campo, já que cerca de 34% da população é formada por produtores rurais. São oferecidas também atividades de integração e recreação com os produtores, além de cursos, palestras e dias de campo para aprimoramento e qualificação. Os custos de manutenção do projeto são bancados com recursos do próprio município.

Entre os objetivos do projeto estão fomentar e incentivar de forma sustentável as atividades desenvolvidas pelos agricultores familiares do município e, desta forma, proporcionar o aumento de renda e a qualidade de vida. A iniciativa também ajuda a fortalecer a economia da cidade, com produtores mais motivados a continuarem trabalhando no campo. Os bons resultados garantiram ao projeto o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2018 e uma Menção Honrosa em 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).