Notícias

Imagem

Mude 1 hábito: saiba o que fazer para fortalecer sua estrutura óssea

Manter os ossos saudáveis é essencial para ter mais qualidade de vida

Muito se fala sobre fortalecer a musculatura, mas pouco sobre os ossos. É curioso que isto aconteça, já que eles possuem a função de sustentar nosso corpo e proteger os órgãos vitais, como acontece com o crânio, que protege o cérebro, e a caixa torácica, que protege o coração e os pulmões. Além disso, os ossos funcionam como depósito de minerais, como cálcio e fósforo, e abrigo da medula óssea vermelha, que é a nossa fábrica de sangue.

Viu só quanta importância têm os ossos? Para você entender como fortalecer os seus, é bom saber que doenças podem acontecer e, principalmente, como preveni-las.

Quais são as principais doenças dos ossos?

Segundo o médico reumatologista Francisco Gustavo Mendes Araújo, a principal doença óssea é a osteoporose. Ela se carateriza por um osso fragilizado, menos resistente, com maior risco de fraturas. Há também uma outra condição chamada osteopenia, uma fase anterior a osteoporose, em que os ossos já sofrem um processo inicial de descalcificação. Outras doenças dos ossos são bem menos comuns, como o raquitismo, doença de Paget e o próprio câncer ósseo.

Como identificar a osteoporose?

A melhor forma de identificar a osteopenia e a osteoporose é fazendo um exame de densitometria óssea, por meio do qual é possível avaliar a densidade do osso.

– A osteoporose é considerada uma doença silenciosa, ou seja, não causa sintomas até que a pessoa tenha uma fratura. Por isso, é importante analisar a densidade do osso para predizer qual é sua resistência a fraturas – explica o médico.

Com base nos resultados deste exame, inicia-se o processo de tomar medidas medicamentosas e não medicamentosas para o fortalecimento dos ossos.

A partir de que idade ela é mais comum?

A osteoporose é mais comum em mulheres, e ocorre no período pós-menopausa (por volta dos 60 a 65 anos de idade). Nesta fase, a mulher tem níveis menores dos hormônios que oferecem um fator de proteção contra a perda da massa óssea. Assim, acontece uma descalcificação acelerada dos ossos no corpo da mulher. Já nos homens, a osteoporose ocorre mais tardiamente, por volta dos 70 a 80 anos, devido ao próprio envelhecimento do sistema ósseo.


Atividade física para fortalecer os ossos

A principal maneira de fortalecer os ossos é praticando atividade física. O reumatologista explica que, até pouco tempo atrás, considerava-se que apenas os exercícios com impacto poderiam ser efetivos neste propósito. Porém, hoje em dia, é sabido que até atividades com baixo impacto, como natação e hidroginástica, podem trazer resultados, embora em menor escala. Desta forma, os melhores exercícios físicos para o fortalecimento ósseo ainda são a prática de academia (exercícios de força e resistência) e a corrida.

Não esqueça do banho de sol

Além do exercício físico, é possível fortalecer os ossos com o suprimento de uma demanda adequada de cálcio e vitamina D ao organismo.

– A vitamina D é adquirida quase que totalmente pela exposição à radiação UVB, sendo necessários de 15 a 20 minutos por dia de exposição solar em horários das 8 h às 10h da manhã e após as 16h – diz Francisco.

O banho de sol é fundamental, já que apenas cerca de 10% da vitamina D no organismo provém da dieta, presente em fontes alimentos como salmão, atum e cogumelos comestíveis.

Alimentação também é muito importante

Para fortalecer os ossos, é importante consumir alimentos ricos em cálcio. Os mais citados são o leite e seus derivados, como iogurte e queijo, sendo necessário consumir o equivalente a cerca de três copos de leite ou iogurte por dia. Outras alternativas, principalmente àqueles com intolerância a lactose, são a sardinha, vegetais de tom verde-escuro, como brócolis e espinafre, gergelim, chia, amêndoa, feijão, grão-de-bico e tofu.

Como você pode ver, fortalecer os ossos é algo que demanda uma mudança de vários hábitos, desde a prática de atividade física até uma alimentação balanceada. Ou seja, cuidando dos ossos, você acaba cuidando melhor da sua saúde como um todo!

Fonte: Mude 1 Hábito

Categorias:

Comentários

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.