Notícias

Imagem

Cidade reorganiza licitações e gera mais empregos para a população

Com projeto, o município de Marialva passou a incentivar à participação da população nas compras públicas 

OUÇA ESSE CONTEÚDO:

 

 

Os processos das compras públicas da Prefeitura de Marialva giram em torno de R$60 milhões por ano. Assim, no aspecto de poder financeiro, a compra pública marialvense é uma alternativa rentável de negócio para as empresas da cidade que desejam potencializar os seus ganhos. Por isso, o Governo Municipal lançou, em setembro de 2018, o Programa Marialva Compra. A iniciativa da Secretaria de Administração consiste em um sistema para estimular a participação das empresas locais nas compras públicas, gerando mais renda e mais empregos na cidade. O sistema ainda trouxe mais segurança, agilidade e transparência.

O projeto visa a participação de empresas locais em pelo menos 70% das compras públicas. Para que isso fosse possível, todo o processo foi digitalizado  Até 2017, este serviço era realizado manualmente na maior parte das secretarias. Além da informatização e treinamento dos servidores envolvidos nas compras, a prefeitura capacitou empresários para aderirem ao programa. Com isso, garantiu uma maior participação dos negócios locais, gerando um aumento de cerca de R$ 16 milhões circulando na cidade. Também otimizou as licitações e aquisições, reduzindo o número de compras duplicadas entre as secretarias e demais órgãos públicos de Marialva. 
 

RESULTADOS
O Programa Marialva Compra trouxe outros resultados significativos para a  cidade como:

• Redução do período de tramitação do processo de 130 dias para 68 dias;
• Redução de 90% do uso de papéis nos processos de licitação;
• Maior transparência do processo, pois o sistema possibilita a consulta na íntegra e em tempo real;
• Assinatura eletrônica e digital dos processos. 

Os bons resultados garantiram ao projeto o Certifcado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.