11 maneiras fáceis de tornar a alimentação saudável um hábito

1. Invista nos legumes
Você sabe que deveria comer mais vegetais, pois eles são cheios de vitaminas e fibras benéficas. Porém, em média, uma pessoa consome apenas cerca de metade da quantidade que deveria. Então, como você pode aumentar isso? Troque a massa do macarrão por tiras de abobrinha que você pode desfiar com um descascador de juliana. Ou pulse a couve-flor no processador de alimentos até parecer arroz e o acrescente ao próprio arroz e a salteados. Você vai cortar calorias e adicionar nutrição ao seu dia a dia.

2. Resista às tentações
É difícil resistir aos lanches junk food quando seu estômago está roncando às três da tarde. Mas você não precisa depender apenas da força de vontade. A escolha certa de alimentos no início do dia pode te preparar para o sucesso. Invista em proteínas: elas dão saciedade e ajudam a dar a sensação de satisfação por mais tempo do que os carboidratos. Opte por refeições e lanches que incluam ovos cozidos, iogurte grego, manteiga de amendoim e frango sem pele.

3. Não descarte laticínios integrais
Se você sente falta do sabor e da textura do leite e do iogurte integrais porque acha que o desnatado é melhor para a sua cintura, você pode estar com sorte. É normal consumir versões regulares de laticínios de vez em quando. Beber leite integral cremoso foi até associado a um risco menor de obesidade em um estudo. Apenas certifique-se de não exagerar e obter muitas calorias ou gramas de gordura em geral.

4. Porções adequadas
Você pode pensar que provavelmente comerá mais quando estiver com muita fome ou se estiver saboreando um de seus pratos favoritos. Mas nem sempre é assim. Uma das principais coisas que orientam o quanto você come é o tamanho da porção. Estudos mostram que as pessoas comem mais, mesmo que não gostem, quando pratos são servidos em um recipiente grande. Portanto, sirva a comida em pratos menores para limitar a quantidade de comida.

5. Anote as refeições em um diário alimentar
Leva apenas alguns minutos por dia e pode fazer uma grande diferença. Esses diários não apenas nos tornam mais conscientes de nossas escolhas alimentares, mas também podem nos ajudar a manter uma dieta saudável. Em um estudo, pessoas que mantiveram diários alimentares ao longo de um ano perderam mais peso do que aquelas que não o fizeram. Experimente ferramentas on-line, aplicativos ou mesmo lápis e papel para descobrir o que funciona para você.

6. Coma mais feijão
Uma refeição satisfatória e rica em proteínas não precisa ser construída sobre um pedaço caro de bife ou de leitão. O feijão é um ótima pedida. Para economizar tempo, prepare uma boa quantidade e congele em porções de 1 e 2 xícaras para refeições rápidas mais tarde. Não se prenda a qualquer tipo de dieta: há um arco-íris de opções que podem adicionar variedade à sua alimentação.

7. Inclua vegetais no café da manhã
Não há regra que limite os vegetais ao almoço e ao jantar. Se você os quiser mais na dieta, o café da manhã é uma ótima pedida para começar. Corte um ovo de sua omelete favorita e adicione espinafre cozido, cogumelos, cebola ou pimentão vermelho. Faça um smoothie carregado com couve, maçã, banana e iogurte. Os vegetais têm menos calorias do que a maioria dos outros alimentos do café da manhã e suas fibras vão manter a saciedade por mais tempo.

8. Diminua as visitas aos blogs de comida
Você já se pegou babando por fotos e receitas em programas de TV, revistas ou blogs? Parece inofensivo. Mas quando você cobiça essas imagens de pratos saborosos, é provável que sinta muitos desejos. Imagens de alimentos podem fazer seu corpo produzir mais grelina, o hormônio que faz você sentir fome. Para manter seus hábitos saudáveis, tente limitar os programas de TV e blogs de receitas – e veja-os depois de comer, não antes.

9. Planeje um menu semanal
Pode ser difícil pensar com clareza nas coisas quando você chega em casa após um dia de trabalho. Também é a pior hora para tentar descobrir o que fazer para o jantar. Você pode se salvar do delivery ao planejar as refeições e ter à mão os elementos essenciais para essa refeição noturna, como vegetais congelados. Quando você cozinhar, faça uma boa quantidade. Frango fatiado e temperado significa um refogado quase instantâneo, e carne moída cozida contribui para uma rápida noite de taco.

10. Adiante o corte
Quando você traz suas compras do supermecado ou hortifruti para casa, não apenas guarde seus vegetais na gaveta. Em vez disso, separe alguns minutos para cortar as cenouras, os pepinos e os pimentões vermelhos em palitos adequados para lanches. Assim, quando você ficar com fome, os vegetais são tão fáceis de pegar e comer quanto pretzels ou batatas fritas. Odeia cortar? Compre vegetais do tamanho de uma mordida, como minicenouras e tomates-cereja, ou aqueles que já vêm pré-cortados.

11. Foco no positivo
À medida que você desenvolve hábitos alimentares saudáveis, descubra coisas que pode adicionar à sua dieta. Procure novas frutas frescas, além das habituais maçãs e bananas, como quincã ou clementinas (híbrido de fruta cítrica entre tangerina e laranja). Compre um vegetal desconhecido, como uma couve-flor roxa. É mais provável que você se mantenha na linha quando abraçar o que pode ter em vez de insistir em coisas que deseja limitar, como junk food e refrigerantes açucarados.

Fonte: Doutor Jairo