Notícias

Imagem

Servidores da Fazenda e Receita Estadual participam de ação em alusão ao Novembro Azul

Campanha chama atenção para prevenção e diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina 

Nesta terça-feira (1), foi dado início à Campanha Novembro Azul, que tem a finalidade de conscientizar sobre a saúde do homem, chamando a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.

Muito mais do que uma campanha de conscientização, o Novembro Azul tem a missão de alertar os homens e espalhar informações corretas. Os servidores da Secretaria da Fazenda e Receita Estadual já aderiram à campanha!


Você sabia?

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, correspondendo a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino. O instituto reforça que o total estimado de novos casos é de 65.840.


O exame de prevenção salva vidas!

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

  • dor óssea;
  • dores ao urinar;
  • vontade de urinar com frequência;
  • presença de sangue na urina.

Por isso, homens a partir dos 45 anos devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). 

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

"O valor da vida está em entender que sua família não tem preço, que sua saúde é uma verdadeira riqueza e que seu tempo vale ouro." Cuide-se! O diagnóstico precoce salva vidas. O Sindafep apoia essa causa!

 

Fontes utilizadas para confecção da matéria:

  • Secretaria da Fazenda do Paraná
  • Agência Brasil
  • Sociedade Brasileira de Urologia
Categorias:

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.