Maringá emprega detentos e favorece meio ambiente da cidade

OUÇA ESSE CONTEÚDO:

Cada beneficiário recebe 75% do salário mínimo, que pode ser utilizado pela família ou no momento da sua liberação

Pensando no cuidado com a arborização urbana e em desempenhar um importante papel de assistência social, o município de Maringá, na Região Norte Central do Paraná, criou o projeto Plantando o Futuro. Ao mesmo tempo que a cidade cuida do meio ambiente, oferece trabalho e renda aos detentos da Colônia Penal em regime semiaberto.

Maringá estava carente de mão de obra para a limpeza urbana e aproveitou o cenário para dar uma chance de mudança para os presos. Além de plantarem cerca de 11 mil mudas, os beneficiados também são responsáveis pela limpeza das ruas e pela poda dos matos dos terrenos. Assim, melhoram o meio ambiente, a aparência e a higiene do município.

Desde maio de 2021, a iniciativa favorece cerca de cinquenta internos da Colônia Penal e suas famílias. “Esse é um projeto que além da arborização da cidade, também contribui com a construção do indivíduo, com a possibilidade de devolver para a sociedade uma pessoa transformada positivamente”, relatou Osvaldo Messias Machado, Diretor-Geral da Polícia Penal do Paraná.

Cada beneficiário recebe uma renda mensal de 75% de um salário mínimo, valor pago pelo município para o Estado, que transfere o dinheiro por um boleto único. Esse dinheiro, que totaliza R$ 45 mil mensais, vai para uma conta externa, que pode ser usada pelos membros da família ou guardado até que o detento seja liberado. É uma contribuição mútua, com vantagens para o município, os presidiários e suas famílias.

Em 2023, a Secretaria de Limpeza Urbana pretende alcançar mais 25 internos e abranger tanto o sistema aberto quanto o fechado de encarceramento. A construção das estufas foi uma iniciativa do Conselho da Comunidade, não gerando custo ao município.

Os bons resultados alcançados garantiram ao projeto o Troféu do Prêmio Gestor Público Paraná 2022. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).