Notícias

Imagem

Recursos arrecadados no 31º EFA serão destinados ao Instituto Bebê Solidário

Venda de roupas, canecas, acessórios e quitutes garantirá doação financeira ao instituto que atende mães carentes de Curitiba e região

Mais do que confraternizar, a 31ª edição do Encontro dos Fiscais Aposentados e Pensionistas (EFA) tem um cunho social de destaque. Todos os recursos financeiros arrecadados com a venda de roupas, acessórios, canecas e quitutes durante o evento serão destinados ao Instituto Bebê Solidário, entidade parceira do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). O EFA acontece até o dia 10 de setembro, na Colônia de Férias de Guaratuba, no litoral do Estado.

O Instituto atende gestantes em situação de vulnerabilidade social, na cidade de Curitiba e Região Metropolitana, fazendo a doação de enxovais de bebê. A presidente do Instituto, Gilmara Maria Albuquerque, foi quem iniciou o projeto, juntamente com outras voluntárias, em 2012.

Equipe de voluntários do Instituto Bebê Solidário“Hoje a entidade se tornou instituto e já são 13 voluntários que trabalham no atendimento dessas gestantes que, muitas vezes, estão em situação extrema de pobreza”, conta. Além de fazer as arrecadações, os voluntários fazem a confecção dos enxovais completos que são entregues às mulheres que se cadastram pela página do Instituto no Facebook. O kit é composto por mais de 50 peças, que vão desde roupas e cobertores a outros itens como carrinhos, banheiras, etc, que são doados diretamente na entidade.

“Isso devolve a dignidade às mulheres que não têm condições de adquirir itens básicos para o atendimento de seu bebê. Acompanhamos tantas histórias que transformam, mais do que a vida delas, mas a nossa vida diariamente”, comenta Gilmara emocionada.

Até agosto de 2023, já foram atendidas mais de 1750 famílias e mais de 920 peças confeccionadas por mês.

Voluntariado

Elisabeth Ramos é voluntária há mais de quatro anos no instituto e é quem entra em contato direto com as mulheres atendidas e ajuda na organização dos enxovais. “É muito gratificante e faz mais bem a nós do que a elas. Quando entregamos um kit, entregamos nosso amor, nossa esperança de uma criança que crescerá bem alimentada, com mais dignidade”, diz.

Maria Cecília Hardt doa seu tempo para a confecção dos enxovais. “É uma corrente do bem. Essa mesma solidariedade que é levada para essas mães, é distribuída por elas à sua comunidade”, conta. Além dos itens novos, Maria e outros voluntários fazem a higienização e organização de todas as doações que chegam ao espaço.

Parceria com o Sindafep

O presidente do Sindafep, Fernades dos Santos, reiterou a importância da ação social. “É uma alegria muito grande ver o salto que o projeto deu, agora se tornando uma pessoa jurídica, em forma de instituto. Um trabalho que começou lá atrás, de forma voluntária por um grupo de auditoras fiscais aposentadas e que hoje cresce em tamanho e em capacidade de atendimento. Precisamos incentivar essa doação de todas as formas, seja com a aquisição de itens, doações mensais de pessoas físicas, mas também como voluntários”, disse o presidente.

Desde 2015, o que começou como projeto e hoje se tornou instituto, tem uma parceria com o Sindafep, o que proporcionou a ampliação da capacidade do atendimento para 25 gestantes por mês.

Seja um doador

Além do repasse financeiro que o Sindafesp realiza ao Instituto, os filiados também podem praticar a solidariedade de outras formas, seja na doação de itens para os enxovais, roupas, tecidos, itens para venda e também no voluntariado, especialmente na confecção e organização dos enxovais.

Para saber mais, acesse as redes sociais do Instituto Bebê Solidário: Facebook.com/bbsolidario ou bebesolidario_curitibapr. (Texto: Patrícia Schor| Fotografias: Alex Sander).

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.