Palavra do Presidente

A nossa arrecadação transforma o Paraná

Osmar de Araújo - Presidente do SINDAFEP

Nós temos visto o Paraná trilhar um caminho de desenvolvimento e é muito simbólico reconhecer a contribuição que os Auditores Fiscais têm nisso. Sempre tivemos o compromisso de garantir a arrecadação de recursos para investir em setores como segurança, educação e saúde. Serviços estes que impactam diretamente a vida de mais de 11 milhões de paranaenses. 

Hoje, o nosso estado é um dos melhores colocados nos índices educacionais e no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Isso é fruto do trabalho de milhares de servidores públicos e dos Auditores Fiscais, que buscam uma arrecadação cada vez mais justa, eficiente e adequada à capacidade contributiva de cada cidadão. 

Os benefícios do nosso trabalho não ficam restritos ao âmbito estadual, mas também são estendidos ao desenvolvimento de todas as cidades do Paraná. Aliás, 25% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Produtos (ICMS) é destinado aos municípios, enquanto 50% do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é atribuído ao município onde o veículo está licenciado, inscrito ou matriculado.

A IstoÉ divulgou as cidades com os melhores indicadores entre os 5.565 municípios brasileiros analisados pela pesquisa da Austin Rating, em parceria com a Editora Três. Com imensa alegria podemos observar que 51 municípios paranaenses apareceram em pelo menos um dos rankings divulgados. Os 280 indicadores analisados estão ligados à qualidade de vida, mercado de trabalho, saúde, educação, presença digital, além de inclusão social e governança fiscal.

Considerando todos os indicadores, Maringá (4º lugar), Curitiba (6º) e Toledo (20º) estão entre as 50 melhores cidades do Brasil. A capital paranaense tem os melhores indicadores econômicos do país e é a cidade com a melhor qualidade de vida. Toledo também tem os melhores indicadores econômicos entre os municípios de médio porte, enquanto Medianeira conquistou o mesmo feito entre os de menor porte.  

É por isso que, nos últimos dez anos, o Sindafep e vários Auditores Fiscais estão comprometidos em reconhecer os bons projetos desenvolvidos dentro dos municípios paranaenses. Assim, podemos acompanhar de perto e celebrar a boa aplicação do dinheiro que nós arrecadamos. Aliás, o principal objetivo do nosso trabalho é que os recursos sejam revertidos em benefícios para a sociedade paranaense. 
 

Osmar de Araújo
Presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná - SINDAFEP

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.