Investir em profissionais é essencial

Wanderci Polaquini - Presidente do SINDAFEP

Presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná, Wanderci Polaquini, ressalta os desafios e vitórias na gestão pública

O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), Wanderci Polaquini, concedeu entrevista exclusiva para o Boletim Informativo do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR). Na oportunidade, ele comentou sobre a importância da parceria institucional entre as duas organizações e defendeu a designação dos profissionais da Administração para o desempenho de atividades ligadas à Gestão Pública.

1.    O Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), tem sido um apoiador do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) desde as primeiras edições da premiação. Qual a importância dessa parceria para o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), uma vez que o CRA-PR é o órgão de representação da categoria profissional da Administração no Estado?
Entendemos que a participação do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR) é fundamental por várias razões. Além da credibilidade agregada ao PGP-PR, pela reconhecida respeitabilidade que o Conselho possui institucionalmente, perante todos os setores, consideramos imprescindível para o Prêmio – que avalia, justamente, projetos de gestão das administrações públicas – o suporte do órgão que representa essa categoria profissional, tão decisiva e necessária para o resultado das gestões públicas.

2.    Os gestores estão presentes nas mais diversas organizações, sejam empresariais ou institucionais. No caso das instituições públicas, como o senhor avalia o perfil dos gestores, nos dias de hoje, em relação àquilo que a sociedade anseia?
Hoje, temos excelentes gestores no Setor Público, que merecem todo o nosso respeito. Porém, em razão do caráter político da ocupação de cargos nas estruturas públicas, temos gestores de diversas áreas de formação, com diferentes níveis de capacitação. A mesma via que permite ao povo, pelo regime democrático, participar da gestão, através de seus representantes políticos, impõe à Administração Pública mandatários com capacidade de articulação e gestão política que, muitas vezes, sem a formação e capacitação em Gestão e Administração Pública. Para atender, plenamente, os anseios da sociedade, é essencial o investimento em profissionais da área, que ofereçam aos agentes políticos o suporte necessário à realização de uma Gestão Pública realmente efetiva.

3.    Com o avanço das novas tecnologias e o aperfeiçoamento profissional, especialmente no âmbito da Administração, o senhor acredita que a forma como os gestores públicos atuam mudou de alguma forma os tempos atuais?
Certamente. Como dissemos, temos excelentes gestores atuando no Setor Público, e a prova disso são os próprios projetos que compõem o Banco de Projetos do PGP-PR, muitos deles implantados com o uso de novas tecnologias e por profissionais com excelente nível de aperfeiçoamento. O que falta é a disseminação dessa cultura para todos os atores do Setor Público, em todas as esferas, sobretudo nos municípios, que estão mais próximos das necessidades da população. O aperfeiçoamento e o investimento em novas tecnologias, que possam contribuir para o efetivo desenvolvimento das políticas públicas, devem ser constantes e, obrigatoriamente, copiados e replicados por outros gestores.

4.    Na sua opinião, quais são os principais desafios, atualmente, dos gestores públicos?
Sabemos que a grande maioria das pessoas em nosso País depende exclusivamente de serviços públicos. Portanto, desenvolver políticas públicas, que atendam às necessidades da população, que promovam justiça e bem-estar social e, ainda, ambicionar pelo reconhecimento da sociedade, que contribui com os seus tributos, na esperança de receber um serviço eficiente, eficaz e efetivo, representa, para os gestores, inúmero e enormes desafios. Podemos considerar como um dos maiores desafios a readequação da estrutura ao quadro de servidores disponíveis. O Brasil possui um número de servidores públicos proporcionalmente inferior à média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, porém, atualmente, está sem capacidade financeira de contratação. Por outro lado, temos ainda estruturas administrativas que precisam ser revistas, modernizadas, racionalizadas e readequadas às necessidades atuais, bem como às novas tecnologias e metodologias disponíveis. O setor público poderia suprir deficiências e atender com maior agilidade o volume de demandas da sociedade com investimento em tecnologia, capacitação e aperfeiçoamento.

Wanderci Polaquini
Presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná - SINDAFEP