Ações judiciais Destaque Home Notícias sindicais

Ações de Quotas

Nesta quinta-feira (26), a antiga sede do Sindafep foi, mais uma vez, cenário de um encontro muito especial para a categoria: a reunião mensal de aposentados e pensionistas do sindicato! Enquanto desfrutavam de um café caprichado, os participantes da atividade puderam tirar dúvidas quanto às principais reivindicações da categoria no momento.

O presidente da entidade, Wanderci Polaquini, atualizou os presentes sobre as ações do bolão. Atualmente, o sindicato negocia com a Coordenação da Receita do Estado (CRE) o pagamento de pelo menos dois bolões para o segundo semestre do ano. A expectativa é que a situação tenha um desfecho definido até outubro.

De acordo com Polaquini, as perspectivas são boas. “Caso as negociações corram como o planejado, não será necessário recorrer à via judicial, uma vez que já estaremos recebendo os pagamentos”, explicou Wanderci.

A diretoria do sindicato também reforçou que, embora seja um direito de cada auditor fiscal e pensionista pleitear os bolões individualmente na Justiça, a concentração dos pedidos em ações coletivas é estratégica. A medida foi adotada para garantir que o andamento dos processos seja mais rápido e efetivo, com uma lógica de pagamentos padronizada para todos os beneficiários.

Ações de quotas

A assessoria jurídica do Sindafep atualizou o segmento sobre as últimas novidades das ações de quotas. Uma boa notícia é que o advogado Dr. Rolim, responsável pelo processo de execução das quotas 0003914-13.2017.8.16.7000 – encabeçado por Artur Antonio Calefe –, conseguiu, no Tribunal de Justiça, a preferência de pagamento do precatório. Para a preferência, os critérios são ter mais de 60 anos de idade ou ser portador de doença grave, o que viabiliza a possibilidade de os solicitantes receberem parte do valor das ações antecipadamente.

Segundo cálculos, esse valor é de R$ 190.800,00 para os processos transitados em julgado até 22 de dezembro de 2015 e de R$ 82.277,10 para os processos que transitaram em julgado a partir de 23 de dezembro de 2015. O montante liquidaria as ações de alguns grupos, enquanto serviria como adiantamento para outros.

Quanto ao andamento das ações de cada grupo, os de Marinês Cortelini, Jussara Toscan e Lineu Corsini seguem aguardando correções de cálculo feitas pelo contador da assessoria e o despacho final para pagamento.

Outras questões

Os aposentados e pensionistas também foram informados sobre outras pautas do interesse da categoria, como a mobilização do sindicato na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) pela reposição salarial de 2,76% para os servidores do Poder Executivo. Relembre o engajamento do Sindafep pelo reajuste clicando aqui. A entidade segue na luta pela conquista desse direito.

Quer participar da reunião de aposentados e pensionistas? Os encontros acontecem toda última quinta-feira do mês, na antiga sede do sindicato.

Para ver a galeria de fotos completa clique AQUI