Notícias sindicais

Educação nutricional nas escolas promove segurança alimentar e saúde às crianças

Para garantir a formação de hábitos alimentares saudáveis na idade adulta, o projeto Educação Nutricional nas Escolas está atuando em todas as turmas do ensino fundamental I das três escolas urbanas do município de Joaquim Távora, na região de Jacarezinho. O objetivo é conscientizar as crianças sobre a importância de uma nutrição saudável.

O projeto teve início quando um dos nutricionistas identificou que a maior parte das crianças ingeriam uma grande quantidade de alimentos ultraprocessados, com altos teores de gorduras saturadas, gorduras trans, açúcares e sal.

A preocupação tem fundamento: esses hábitos podem ocasionar obesidade infantil e adulta, acarretando doenças crônicas – hipertensão, câncer e diabetes –, além de agravar o risco de crianças com carências nutricionais, como a hipovitaminose.

Para reduzir o consumo de mortadela, salsicha, salgadinhos, doces, bolachas recheadas e refrigerantes e educá-los para refeições mais nutritivas, os profissionais realizaram uma experiência pedagógica.

Cada turma foi dividida em grupos de quatro a seis participantes, cada grupo montava um prato com as comidas fornecidas. Os ministrantes da atividade explicaram a importância do consumo e os nutrientes presentes nos alimentos e ensinaram hábitos de higiene das mãos e dos alimentos antes de consumi-los.

Eles também relembraram a lei municipal que impede de levar lanches para a escola, principalmente aqueles com alto teor de açúcar e gordura.

Após a explicação, as crianças foram incentivadas a comer o conteúdo dos pratos, que ainda não conheciam ou que diziam não gostar. Os resultados foram, em sua maioria, a mudança de opinião desses alunos, que aceitaram bem os alimentos apresentados e sugeriram levar os ensinamentos para casa.

Segundo os responsáveis pelo projeto em Joaquim Távora, além de beneficiar as crianças e suas famílias, a educação nutricional impacta de maneira positiva a economia da cidade, porque reflete no maior consumo de alimentos produzidos pela agricultura local e familiar.

 

Fonte: PGP – PR

Ações Judiciais


PGP-PR

RESERVAS ONLINE

banner-GUARATUBA_300x140.png

banner-rota-do-sol_300x140.png

Hotel Rota do Sol: o aconchegante espaço do Sindafep de frente para o mar

Notifisco


Parceiros

X