Sindafep discute pautas sindicais com o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli

Na tarde da última segunda-feira (5), o Sindafep esteve na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) para uma reunião com o líder do governo, o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB-PR). Estiveram presentes o presidente do sindicato, Wanderci Polaquini, e o vice-presidente jurídico, Fernades dos Santos, para tratar da pauta sindical da categoria, inclusive o reajuste geral dos servidores públicos estaduais.

Romanelli se posicionou favorável ao pleito dos servidores e defendeu que o governo do estado deveria pagar o reajuste de 8,53% devido aos servidores públicos estaduais, valor correspondente ao período de janeiro de 2016 a maio de 2017, conforme previsto na Lei 18.493/2015. Esse reajuste foi suspenso em 2016, pela Lei 18.907/2016.

O deputado entende que com a boa performance da arrecadação e possibilidade orçamentária estadual, o governo tem condições de repor as perdas salariais de 2016 e 2017, e defenderá que o pagamento seja realizado ainda em 2018.

Lei Complementar

Durante a conversa, Wanderci também apontou a necessidade de realizar alterações na Lei Complementar 131/2010 que poderiam resolver algumas situações e atualizar a norma, que foi editada há oito anos. “Entre as alterações que pretendemos propor estão a incorporação das quotas fixas ao salário-base e a redefinição dos pré-requisitos para ocupação dos cargos nas estruturas da CRE [Coordenação da Receita do Estado]. São pedidos da classe fiscal, que levamos para o deputado Romanelli na reunião”, lembrou o presidente do Sindafep.

Bolões

No encontro também foi tratada outra pendência da categoria, os bolões não pagos de exercícios passados e do atual. Sobre essa questão, o líder do governo também reconheceu o direito e a necessidade de solução.