Sindafep participa de mobilização na Alep pela reposição salarial de 2,76% para servidores públicos

A segunda-feira (9) e terça-feira (10) dessa semana foram dias de mobilização para o Sindafep. A diretoria do sindicato esteve na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) junto com representantes de outras entidades, negociando a reposição inflacionária de 2,76% para servidores estaduais do Poder Executivo. O índice havia sido aprovado para servidores de cinco órgãos do Judiciário e Legislativo. Posteriormente, a  governadora Cida Borghetti (PP) disse à imprensa que vetará o reajuste.

O governo estadual ofereceu o ínfimo percentual de 1% aos servidores do Executivo, alegando que qualquer majoração nos vencimentos maior do que este índice poderia ultrapassar o teto de gastos acordado entre governo e União para os exercícios fiscais de 2018 e 2019. A medida, no entanto, ignora o direito constitucional à reposição da defasagem salarial dos servidores do Executivo, que seguem sem correção inflacionária há dois anos.

Negociação

Os auditores fiscais foram representados pelo presidente do sindicato, Wanderci Polaquini; pelo vice-presidente sindical, Marco Aurélio Amaral Petrocini, e pelo vice-presidente jurídico, Fernades dos Santos, que participaram ativamente das articulações.

Após intensa mobilização das diversas entidades sindicais, 31 deputados concordaram com a inclusão de uma emenda prevendo o percentual de 2,76% também aos servidores do Executivo.

Entretanto na tarde de ontem (10), ao perceber que a proposta seria aprovada com a emenda, a governadora retirou o texto da pauta de votação.

Para Fernades, a atitude foi uma manobra porque a governadora, que é pré-candidata ao governo do estado nas eleições de outubro, teria que se indispor com os servidores públicos ao ter que vetar o reajuste. “Nos últimos anos, os servidores estão vendo os salários serem corroídos pela inflação. Estamos aqui negociando uma reposição legítima, constitucional e possível. Insistiremos na luta por esse direito dos auditores fiscais até as últimas instâncias”, afirmou.

A diretoria do Sindafep seguiu mobilizada na ALEP durante a manhã de hoje (11) para continuar lutando pela reposição de 2,76%. Se não houver avanço nas negociações com o governo do estado ainda esta semana, a discussão só será retomada após as eleições, já que os parlamentares entram em recesso a partir da próxima sexta-feira (13).

Deputados

Durante a mobilização, 31 deputados se posicionaram em favor da reposição de 2,76% para o Executivo — entre eles, os parlamentares Claudia Pereira (PSC) e Guto Silva (PSD), apoiadores de longa data das causas dos auditores fiscais.

Para ver a lista completa de deputados que apresentaram voto favorável ao reajuste para a categoria, clique aqui.

O Sindafep está envolvido na luta pela reposição inflacionária desde o início do debate. Para relembrar a atuação do sindicato na votação dos PLs, leia a matéria clicando aqui.